Joel Bergner é um artista urbano e educator. Ele pintou nas ruas de varias cidades nos EUA e no Brasil, Cuba, Polonia, Cabo Verde, e El Salvador. O projeto dele, Ação Axé, utiliza arte publica para levantar comunidades, celebrar cultura e explorar vários temas sociais. Joel da oficinas de arte a jóvens y adultos em situaciões de risco e pobreza, quem participam na criação das pinturas de rua.

Direitos autorais das imagens: Joel Bergner 2003-2012

English Version Versión Español

"Entre Dois Mundos" Gdańsk, Polônia 2011
Uma mulher transgénera que faz máscaras interessantes no apartamento dela... Um rapaz que é profissional pelo dia, mas anarquista pela noite... uma professora que se dedica aos seus alunos, mas ao mesmo tempo tem um espíritu livre inspirado por um grupo de artistas do circo que uma vez ficava na casa dela... são alguns dos moradores de Wrzeszcz, suas historias pintadas neste mural...

“O Projeto de Arte Comunitária de Wrzeszcz” foi uma serie de oficinas de arte publica com crianças e jovens no bairro popular da cidade bonita e histórica de Gdańsk, no Mar Báltico. O projeto incluiu entrevistas com moradores da comunidade e terminou na produção duma pintura mural grande que contou as suas historias pessoais, incorporando imagens do bairro e as expressões criativas de vários jovens e adultos. Eu usei uma técnica que estou desenvolvendo este ano se chama “Arte Expressiva de Grupo,” em que os jovens contribuem os seus escritos, desenhos, e expressões abstratas ao mural. Tudo isso está incorporado no fundo da pintura, criando um estilo interessante e original. Esta técnica é uma alternativa criativa da técnica tradicional de arte mural com jovens, conhecido como “pintar-por-numeros.” O projeto foi patrocinado pela União Européia e a Prefeitura de Gdańsk, e tive uma parceria com a ONG local Centro de Apoio para a Participação Social. O mural foi pintado numa parede afora duma escola, e quando foi terminado houve uma inauguração com musica ao vivo, comida, uma apresentação da arte e atividades para as crianças. 

A máscara da transgénera fica na esquina do edificio. 
A professora, pensando nos artistas do circo... vivendo "entre dois mundos"

Todo o fundo da pintura tem as expressões criativas dos jovens.
detalhe
detalhe: um dos artistas do circo
mas um
detalhe


O profissional e anarquista. No fundo tem vários detalhes pintados pelos jovens, incluindo a palvra “Wrzeszcz!” que é o nome do bairro mas também significa “Grita!” Ao lado desta palavra tem a imagem do quadro famoso “Grito” por Monch, pintado por um dos alunos.  
Uma idosa, sempre vigilante, está olhando da janela.

Arte multimidia: esculturas de roupa pintada pelo projeto, sai da janela da idosa


Da direita do mural tem um trabalhador do shipyard, comun nesta comunidade popular. Atrás dele são duas imagens que qualquer morador do bairro reconheceria porque são estatuas no parque perto: uma menina brincando e um menino tocando tambor, os dois personagens dos livros do escritor Günter Grass un dos moradores mais importantes de Wrzeszcz.
Uma idosa, cega em um olho

Este edifício fica atrás de uma escola, mas também tem uma garagem de um mecânico. Todos os dias enquanto eu pintava, ele me deixou deixar os meus matérias na garagem e usar a escada dele. Então, como um presente pra dele, pintei um retrato dele na portão da garagem— ele adorou! 



Fazendo o mural:



Oficina de arte






Preparando a parede

Oficina de pintura

os jovens pintando!










Karolina faz "arte de pé"!!











Alunas fazem suas proprias pinturas

Aluna com a sua obra





Inauguração do projeto:


Meus novos amigos na Polônia

Bartek faz um discuros na inauguração

Uma banda toca no evento