Joel Bergner é um artista urbano e educator. Ele pintou nas ruas de varias cidades nos EUA e no Brasil, Cuba, Polonia, Cabo Verde, e El Salvador. O projeto dele, Ação Axé, utiliza arte publica para levantar comunidades, celebrar cultura e explorar vários temas sociais. Joel da oficinas de arte a jóvens y adultos em situaciões de risco e pobreza, quem participam na criação das pinturas de rua.

Direitos autorais das imagens: Joel Bergner 2003-2012

English Version Versión Español

A Série de Refugiados e Imigrantes

Fui contratado pela ONG EUA Comité para Refugiados e Imigrantes (USCRI em inglês) para fazer este série de pinturas para comemorar o 100 ano aniversário da ONG. As obras temas historicos e atuais para os refugiados e imigrantes de varias regiões do mundo. A série será utilizada por eventos e tambem uma série de pôsters. 


Os anos 1910: Milhões de migrantes da Europa chegaram em Nova Iorque entre os anos 1880 e 1930 em busca duma vida melhor. Muitos fugiram da pobreza e perseguição.


Os anos 1920:  Edith Bremer fundou os originais institutos internacionais em muitas cidades dos EUA para apoiar os imigrantes, especialmente as mulheres. Ela enfatizava não somente o ensino de inglês e a importância de acostumar-se com a vida dos EUA, mas ela tambem valorizava as culturas dos imigrantes e celebrava elas. Esta filosofia de valorização era importante para os institutos, que se tornaram a organização USCRI. 


Os anos 1930:  O navio SS St. Louis levava refugiados judeos fugindo do governo dos nazis em 1938, quando Hitler estava aumentando o perseguição deles. O navio tentou entrar Cuba, EUA e Canadá, mas os pedidos foram negados. O navio teve que voltar para a Europa, onde muitos dos passageiros foram assassinados no Holocausto.


Os anos 1940: Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, haviam milhões de refugiados na Europa. Muitos foram para os EUA, onde estudavam para ganhar a cidadania. 


Os anos 1950: Depois da Guerra Arabe- Israelense de 1948, muitos palestinos fugiram para encampamentos de refugiados na Margem Ocidental, Gaza, Jordânia, Síria, Líbano e outros lugares. Eles e os seus descendentes continuam viver lá, onde sofrem muitas dificuldades.


Os anos1960's: A ONG USCRI começou fazer uma importante pesquisa anual sobre a situação para refugiados a traves do mundo, que continua hoje em dia. Este e outros desenvolvimentos aconteceram nos anos 50 e 60, quando a comunidade mundial e a ONU reconheceram a situação dos refugiados e criou programas para ajudar eles.


Os anos 1970: Muitos vietnamitas e pessoas de outros paises fugiram em barcos fracos nos anos depois da Guerra do Vietnã e outros conflitos na região. Conhecido como "gente de barco," sofreram condições terriveis e muitas vezes os paises onde tentaram entrar não os deixaram. A ONG USCRI ajudavam eles durante esta época.


Os anos 1980: Refugiados de Sudã e outros paises africanos sofreram crises pela guerra e fome. Muitos moraram em encampamentos de refugiados por varios anos sem esperança para uma vida melhor, uma sitaução conhecida como "warehousing."  É um problema em varias regiões do mundo.


Os anos 1990: Milhões de imigrantes da América Latina foram para os EUA nas últimas décadas, incluindo muitos menores de idade viajando sem adultos. É uma viagem perigosa, especialmente para eles, e são comuns os casos de violência, exploração, e abuso durante a viagem e depois da chegada.


Os anos 2000: Em varios paises do mundo, refugiados e imigrantes sofrem racismo e preconceitos, e tem leies duras que separam familias. Eles continuam migrando na procura de emprego, paz, e uma vida melhor para eles e os seus filhos.